INIMIGO ÍNTIMO – Produtos de higiene feminina podem causar danos à saúde!

Fonte: Revista Galileu nº 271, Fevereiro 2014 – Editora Globo.

quadro2Uma Pesquisa do instituto americano Women’s Voices for the Earth revelou que sete produtos de higiene feminina podem causar danos à saúde por sua composição química. Nos lencinhos íntimos, por exemplo, há composto como o bultiparabeno, um potencial causador de distúrbios endócrinos, que aumenta o risco de câncer de mama e causa erupções cutâneas.

Segundo a pesquisa, a maioria dos compostos químicos dos produtos de higiene íntima feminina também está nos cosméticos do dia a dia. A grande diferença é que, no primeiro caso, eles acessam a área vaginal, que é muito mais sensível do que a pele. ” As paredes da vagina são cobertas por inúmeros vasos sanguíneos e linfáticos, qu emandam os produos químicos diretamente para a circulação sanquínea, sem metabolizar antes”, afirma a pesquisa.

Estudos mostram que a absorção pela região íntima pode ser 10 a 80 vezes mais rápida. Para Alexandra Scranton, diretora de ciências do instituto, outro ponto crítico é a falta de regulamentação. ” Não há fiscalização suficiente para a segurança do suso desses ingredientes nos produtos que entram em contato com uma área tão sensível e vulnerável do corpo da mulher”, diz.

No Brasil o assunto também é investigado. Um dos pioneiros na pesquisa, o ginecologista Paulo Giraldo divulgará em 2014 um trabalho inédito com dados nacionais. Segundo ele, é preciso ficar atento aos dados brasileiros, que podem ser diferentes.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s