ARTIGO: Vulvodínia – aspectos atuais

deusa

AUTORES: Flávio Santos Vasconcelos Barros, Denise Kurschus de Oliveira Dantas, Gabriela Franco Mourão, Mariana César Corrêa, Rafael Miranda de Oliveira, Tássia Veloso Gomes.

RESUMO:

Vulvodínia é um termo utilizado para descrever dor crônica em queimação na vulva, sem achados físicos objetivos que justifiquem os sintomas. Sua etiologia é desconhecida. Mulheres brancas, sexualmente ativas e na pré-menopausa são as mais acometidas. Entre os possíveis fatores envolvidos na gênese, estão anormalidades de desenvolvimento embrionário, aumento da excreção urinária de oxalato, fatores genéticos e imunológicos, fatores hormonais, anormalidades no assoalho pélvico e neuropatias. O
exame clínico detalhado, com caracterização da dor, pesquisa de irritantes locais, inspeção cuidadosa da vulva e busca de pontos dolorosos, além de avaliação do assoalho pélvico, orienta o diagnóstico e o tratamento. Existem vários tratamentos citados, porém pouca evidência científica que comprove a sua eficácia. Deve-se descontinuar a utilização de produtos que possam funcionar como irritantes. O uso de citrato de cálcio pode diminuir a excreção de oxalato na urina. A fisioterapia pode ser empregada nas pacientes com instabilidade do assoalho pélvico. Os antidepressivos tricíclicos e anticonvulsivantes foram utilizados com boa resposta em vários estudos. Além destes, podem ser aplicados, topicamente ou por injeção local, substâncias como anestésicos, corticoides, estrogênios e interferon-alfa. A cirurgia fica reservada para casos extremos, sendo que os resultados na literatura são conflitantes.

Palavras-chave: Doenças da vulva, Vulvovaginite, Vestibulite vulvar.

Artigo completo em:

http://www.febrasgo.org.br/site/wp-content/uploads/2013/05/Femina-v37n4-p189.pdf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s