Cólica – Dismenorréia – Menstruação dolorosa

A dor em cólica acompanhada de outros sintomas como enjôos, vômitos, dor de cabeça, dor na região lombar, que podem surgir no período menstrual é chamada de dismenorréia, algomenorréia ou simplesmente cólica menstrual!

Apesar de ser mais freqüente na adolescência, pode acontecer em qualquer faixa etária, acomete a maioria das mulheres e podem interferir em suas atividades normais em cerca de 10 – 15% delas.

A dismenorréia é considerada primária quando não existe doença associada, comum nos primeiros anos após a menarca (1ª menstruação). É classificada como secundária quando é causada por alguma patologia como: endometriose, malformação uterina, doenças inflamatórias, miomas entre outras.

Os fatores que geram a dismenorréia primária não são bem conhecidos. As teorias mais prováveis são os fatores emocionais e o aumento de prostaglandinas (substâncias presentes no endométrio que aumenta as contrações uterinas).

Mulheres nulíparas (nunca pariram), com histórico familiar, retroversão uterina, antecedentes de obesidade e tabagismo são mais propensas a este mal.

É importante uma boa investigação clínica para afastar as possíveis doenças que poderiam provocar a dismenorréia.

O tratamento pode ser feito com alguns medicamentos que inibem a produção de prostaglandinas. Algumas pessoas tem alívio com uso de analgésicos como ácido acetilsalicílico e paracetamol iniciando o uso 24h antes da sintomatologia. O uso de contraceptivos hormonais também são utilizados como tratamento pois inibindo a ovulação reduz os níveis de prostaglandinas.

Para as mulheres que não se adaptam aos tratamentos farmacológicos a fisioterapia dispõe de modalidades eletroterapêuticas, programas de exercícios e alongamentos, técnicas manuais e de massoterapia, para ajudar no alívio da dor e desconforto dessa condição dolorosa na menstruação.

E para aquelas que não dispensam uma receitinha caseira aquele chazinho relaxante, uma bolsa de água quente e um bom descanso são sempre bem vindos!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s