VAGINISMO

O vaginismo é um distúrbio da sexualidade feminina causada pela contração involuntária, recorrente ou persistente dos músculos do assoalho pélvico próximos a vagina quando é tentada, imaginada ou esperada algum tipo de penetração dificultando ou impedindo qualquer introdução vaginal. Essa dificuldade pode acontecer desde uma relação sexual ou até mesmo na simples tentativa do uso de um absorvente interno ou exame ginecológico.

 

Não há relação do vaginismo com a falta de desejo sexual! As mulheres que sofrem dessa disfunção podem ter desejo sexual mas não conseguem concluir o ato! Muitas vezes está associada à relação do sexo ao medo e a dor.

 

Alguns fatores desencadeadores dessa condição: tentativas de sexo sem prazer, falta de orgasmo na relação, fracasso na relação, angustia, sentimento de culpa, educação religiosa severa, sexo repressor, abuso sexual, estupro, rasgadura perineal, episiotomia (corte feito no parto), cirurgia vaginal. Mulheres de qualquer idade, etnia, condição social e intelectual pode vir a desenvolver esse quadro.

 

É comum as mulheres na tentativa de realizar uma penetração forçada acarretar uma piora do quadro já que o vaginismo é uma condição dolorosa. Ao forçar a musculatura haverá mais dor, os músculos que estão contraídos aumentam os espasmos impedindo ainda mais a penetração e aumentado mais e mais a dor.

 

Alguns fatores como infecções vaginais ou endometriose podem gerar contrações involuntárias da vagina, mas se essas contrações persistirem mesmo após o tratamento das patologias deve-se fazer uma avaliação mais detalhada!

 

Vaginismo tem tratamento!!! Com a ajuda de orientação médica, acompanhamento psicoterapêutico e fisioterapia para reeducação funcional do assoalho pélvico essa condição pode ser revertida!

 

Na Fisioterapia Uroginecologica a mulher melhorará a percepção do seu assoalho pélvico através do autoconhecimento, fará exercícios de contração e relaxamento da musculatura perineal e dessensibilização gradativa à situação de penetração vaginal!

 

O tratamento é simples e eficaz portanto… Cuide-se!

 

Abraços!

Anúncios

3 respostas em “VAGINISMO

  1. Oi Aline,
    Parabéns pela sua iniciativa de abordar um assunto que apesar de afetar muitas mulheres, ainda é pouco discutido e tratado!
    beijos,
    Ana Paula Leme

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s